Os casos de afogamento no Alto Tietê diminuíram entre 2020 e 2021, com 31 e 25 casos, respectivamente. Os dados informados pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, apontam que no verão o índice de afogamento aumenta em 30%, devido ao período de férias e ao forte calor.

Os índices preliminares de 2022, referente aos dois primeiros meses apontaram Suzano, com três afogamentos no total. Foi o município com maior número de acidentes. As outra cidades, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos não reportaram casos nos meses informados.

Na Região, o Corpo de Bombeiros ressaltou que as cidades contam com locais de grande risco como rios, lagos, lagoas, represas e córregos. No mês passado, dia 26, houve um acidente em Suzano, um afogamento registrado no local conhecido como “Lagoa Azul”, na região do bairro Jardim Imperador.

Em Mogi, acidentes também acontecem na represa de Taiçupeba, localizada ao lado da Rodovia Mogi-Bertioga. Ano passado houve um caso em que o resgate de uma vítima de afogamento na represa, resultou no óbito de um homem de aproximadamente 29 anos. 

No verão e ao frequentar esses locais, o Corpo de Bombeiros informa que algumas dicas de segurança são imprescindíveis:

  • Se você se sentir em perigo não entre em pânico, tente boiar;
  • Não abuse do álcool, ele o faz perder a noção do perigo;
  • Comer demais e entrar na água é arriscado pode ocorrer uma congestão;
  • Procure se banhar em lugares onde tenha salva-vidas;
  • Ao identificar uma pessoa se afogando tente fornecer objeto flutuante;
  • Só entre na água para socorrer se for seguro a você, e use algum material flutuante;
  • Tente ajudar sem entrar na água mantenha sua segurança;
  • Se não for seguro a você não tente ajudar, pois pode tornar mais uma vítima;

A Corporação recomenda que não frequentem lagos e represas, uma vez que os locais oferecem riscos como pedras, galhos, buracos e entulhos. Além do risco físico às pessoas que frequentavam, como mergulhar, nadar e saltar nestes lugares, com sérios riscos de lesões, inclusive permanentes.

O contato dos bombeiros é 193, para ter acesso a todos os informativos, orientações e prevenções de acidentes referente a diversos assuntos, é só acessar o link (aqui).