Mogi- O Procon orienta a população sobre o 'Mutirão de Negociação e Orientação Financeira', que começa na próxima segunda-feira. Até o fim do mês será possível aos consumidores renegociarem suas dívidas com até 160 instituições financeiras. O diferencial do mutirão são as condições: ampliação do número de parcelas, redução de juros e multas e quitação com desconto vantajoso.

Podem participar as pessoas que têm dívidas de cartão de crédito, cheque especial, créditos consignados e outros tipos de empréstimos. No mutirão não poderão ser renegociadas dívidas com bens em garantia, como financiamentos de veículos e imóveis. Além disso, as dívidas precisam estar em nome da pessoa física, em atraso, e terem sido contratadas com bancos ou financeiras.

O mutirão é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Procons, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. A ação dos órgãos de defesa do consumidor em todo o Brasil será exclusivamente pela internet, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas.

Os consumidores poderão participar da renegociação por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, com cadastramento de login e senha direto pelo site, identificação do banco credor, relato sobre as dívidas, reclamação e a proposta de pagamento.