Região - A primeira parcela do IPTU de 2022 vence a partir de hoje. Dependendo do endereço do imóvel, o vencimento será amanhã ou na quinta-feira, conforme informado no carnê. As datas também valem para vencimento da parcela única, que dá direito a um desconto de até 13% no valor do imposto. Se algum contribuinte ainda não recebeu o carnê, é possível solicitar a segunda via neste site ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).
O pagamento do IPTU poderá ser feito em qualquer agência bancária dos seguintes bancos autorizados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil, Bradesco e Banco Cooperativa Sicredi, além das casas lotéricas, internet banking e aplicativos.
O pagamento à vista possibilita um abatimento de 8%, mas quem estava em dia com o tributo até 1º de novembro de 2021 tem direito a mais 5%, totalizando a dedução de 13%.
Quem optar pelo parcelamento poderá dividir em até dez vezes, de março a dezembro. As datas específicas de vencimento são informadas nas folhas dos carnês. Elas variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.
O dia 21 de março é a data-limite para requerimento de isenção para aposentados e pensionistas; contribuinte com imóvel de baixo padrão construtivo e imóveis locados utilizados como templo de qualquer culto. Também termina o prazo para solicitação de redução do valor para imóveis com mata preservada e para terreno com obra em andamento.