No primeiro dia com a circulação de trens normalizada na Linha 11- Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ontem os passageiros não enfrentaram problemas. A normalização ocorreu na tarde de anteontem, com a liberação das duas vias entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Nos últimos dias, apenas uma via estava sendo utilizada no trecho.

Mesmo com o fim da via única, o Plano de Atendimento a Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi mantido pela CPTM no horário de pico de ontem, com as transferências com o Metrô nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé permanecendo gratuita e a disponibilização de ônibus entre Luz e Guaianases.

O coordenador de TI, Wanderlei Rodrigues Silva, que mora em Mogi das Cruzes e trabalha em São Paulo, conta que ao retornar do trabalho anteontem a circulação dos trens já parecia normalizada. Nos últimos três dias, ele chegou uma hora atrasado."O trem estava mais cheio que o normal e havia empurra-empurra nas estações para entrar no trem", relata. Ontem, o analista de sistemas Anderson Lopez não enfrentou problemas para chegar ao trabalho em São Paulo. Ele, que mora em Ferraz de Vasconcelos, também chegou atrasado nos últimos dias e enfrentou problemas no retorno para casa. 

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), informou que a circulação de trens na Linha 11-Coral da CPTM foi normalizada na tarde de anteontem. De acordo com o texto, a liberação foi possível após a finalização dos trabalhos de concretagem, no local do solapamento, tamponamento da galeria rompida, contenção do talude e estabilização do solo. A Pasta trabalha na recomposição da galeria rompida, e a execução dos trabalhos segue normalmente. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos dentro do prazo previsto, anunciado em 45 dias.

Os problemas na Linha 11 - Coral começaram na última segunda-feira com obras emergenciais da Siurb em um córrego próximo à região de Itaquera, em decorrência das fortes chuvas. As obras levaram à interdição de uma das vias, gerando maiores intervalos médios nos dois sentidos.