Mogi - As obras da Maternidade Municipal estão em fase final de acabamento e a previsão é que a entrega ocorra no mês de abril. De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a estrutura do prédio, localizado no distrito de Braz Cubas, está pronta, restando apenas alguns serviços de acabamento.
O investimento total é de R$ 37 milhões. A administração municipal informou que "paralelamente, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde trabalha na elaboração do estudo técnico que norteará o atendimento na unidade, incluindo serviços e equipamentos necessários".
O novo equipamento de saúde, segundo o município, tem como objetivo "suprir as necessidades de assistência às gestantes e bebês, com todos os recursos e equipamentos necessários para oferecer atendimento qualificado, seguro e humanizado". O novo prédio tem cerca de oito mil metros quadrados distribuídos em sete pavimentos (do subsolo ao quinto andar). A maternidade vai ampliar o número de vagas na rede pública, atendida atualmente apenas pela Santa Casa, que "enfrenta constante superlotação".
O prédio contará com 93 leitos, sendo 45 leitos obstétricos, 10 leitos UTI Neonatal, 10 leitos UTI adulto, 10 leitos Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), um leito infantil externo, 12 leitos de pediatria (crianças de 29 dias a 12 anos), cinco leitos de Pronto Atendimento (2 emergências e 3 observação), e além de Centro Cirúrgico, quartos para atendimento pré-parto, parto e puerpério, entre outros espaços.
Na última segunda-feira, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), visitou o local com vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.