Itaquá - A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itaquaquecetuba completou um ano e, nesse período, realizou 1.454 boletins de ocorrência e 386 medidas protetivas foram encaminhadas ao Poder Judiciário. Números que representam um ganho considerável no trabalho de enfrentamento à violência doméstica e familiar em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

Somente neste ano, a Pasta assistiu 203 mulheres e, de acordo com a secretária Hadla Issa, a tendência é de que o número cresça, uma vez que as mulheres estão se sentindo mais seguras para procurar os serviços oferecidos. "Temos a Ronda de Proteção à Mulher que faz atendimento conjunto com profissionais multidisciplinares, além de parcerias com a Polícia Militar, comércios e a própria DDM."

Para o prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues, buscar emendas, projetos e apoio para acabar com o ciclo da violência doméstica e familiar é fundamental. "As mulheres sabem que não estão sozinhas, estão com mais coragem e apoio para denunciar. Não podemos permitir violência, principalmente de gênero", acrescentou.

Os telefones para denunciar violência contra a mulher são: 180 (Central de Atendimento à Mulher), 153 (Guarda Civil Municipal - GCM) e 190 (Polícia Militar). A DDM fica na avenida João Barbosa de Moraes, 448 - Vila Zeferina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Ao lado da delegacia, está localizada a sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone é 4753-5291.