Estudantes e professores de escolas técnicas de Suzano, privadas e públicas, vão representar a cidade na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que começou hoje. A mostra ocorre no formato online, seguindo recomendações das autoridades sanitárias em relação à Covid-19. Até dia 25 de março será realizada a mostra virtual de todos os projetos finalistas. No dia 26, ocorrerá a cerimônia de premiação.
O evento é promovido anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp), e apresenta trabalhos nas áreas de Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias. Após a avaliação dos trabalhos, serão identificados os quatro primeiros lugares de cada categoria. Os premiados recebem troféus, medalhas e certificados.
Os projetos suzanenses são:
Artrobot 2.0 – Prótese para osteoartrite, do Colégio Suzano, realizado pelos alunos Mario Ishimoto Peixoto, Marcos Guilherme Tasato e Luciano Akihiro Tokuno, com orientação do professor Bruno De Paola e co-orientação de Mauricio Marcondes de Moura. Do mesmo colégio, participa o projeto Banana Gostosa – Melhorando a alimentação no mundo, das estudantes Thaylane da Silva, Júlia Silva Portela Rodrigues e Giovanna Almeida dos Santos, com orientação do professor Cleber Sanches Rodrigues de Oliveira e co-orientação de Bruno De Paola.
Estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Suzano vão participar com o projeto Elaboração de estratégia para resolução dos desafios da área de resgate de Olimpíadas de Robótica, utilizando sensores compatíveis com arduino. A iniciativa é dos alunos Augusto Campos, Gustavo Lima Ferreira e Gustavo Fernando Dias de Souza, com orientação do professor Masamori Kashiwagi e co-orientação de Vera Lucia da Silva.
Allana Fernanda Ferreira dos Santos, aluna do Colégio Cetes, apresentarão o Estudo da ação fungicida do óleo essencial de canela em Saccharomyces cerevisiae, com orientação da professora Fernanda Cardoso Amador. Pela Etec de Suzano, participam os alunos Beatriz Correia Gonçalves, Hadassa Nogueira Santos Ferreira e Braian William Cardoso da Silva, com orientação do professor Cesar Tatari. Eles são responsáveis pelo projeto Vidro a partir de extração de óxido de cálcio oriundo das cascas de ovos.