O novo secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, Toriel Sardinha, chega à cidade com um desafio deixado por seu antecessor, André Ikari: a manutenção e melhoria das taxas de delito do município, que segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, são uma das mais baixas entre as cidades mais populosas do Alto Tietê.

Toriel Sardinha foi anunciado como o último nome da reforma no secretariado mogiano realizada pelo prefeito Caio Cunha (Pode) no início do mês, onde outras secretarias também passaram por mudanças.

Um dos pontos que o novo secretário de Segurança poderá enfrentar é o da manutenção dos índices de criminalidade do município, que encontram-se entre os mais baixos do Alto Tietê e abaixo da média do Estado nos principais indicadores: homicídios, furtos, roubos e furto e roubo de veículo por 100 mil habitantes.

No coeficiente de homicídios por 100 mil habitantes, Mogi possui uma taxa de 3,66, abaixo do índice estadual (6,04). No Alto Tietê, fica apenas abaixo da cidade de Poá, que em 2021 registrou 3,44 homicídios por 100 mil moradores.

Entre os furtos por 100 mil habitantes, Mogi está abaixo da média estadual (802,73 em Mogi contra 1.047,37 no Estado). No entanto, conta com o terceiro melhor índice entre as cidades mais populosas: está atrás de Itaquaquecetuba (711,47) e Ferraz de Vasconcelos (648,16).

No índice de roubos por 100 mil pessoas, Mogi das Cruzes tem quase a metade da média estadual. Enquanto que a cidade tem 272,84 casos em média, o Estado computa 502,76 - sendo este o menor índice no Alto Tietê. O maior número pertence à cidade de Poá, com 833,27.

Para roubos e furtos de veículos, Mogi também possui o menor índice do Alto Tietê, com 186,09 casos, e segue abaixo do Estado, com 251,06. Poá apresenta o pior indicador, com 429,1 casos.

Questionada pela reportagem sobre as medidas que o novo secretário pode implantar, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que o novo titular da Pasta de Segurança está levantando informações com sua equipe para decidir os próximos passos.

Na quarta-feira passada, o novo secretário de Segurança de Mogi das Cruzes visitou a Câmara de Vereadores do município, e conversou com os parlamentares, colocando-se à disposição do poder Legislativo.