O Poupatempo, serviço do governo do Estado de São Paulo dedicado a pendências burocráticas e documentos, informou ontem que as unidades da região do Alto Tietê atenderam, juntas, a 285 pessoas no último sábado, na mais recente edição do mutirão de regularização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A ação foi realizada nos municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano, e tem como objetivo auxiliar no processo de regularização das carteiras de motorista de homens e mulheres que venceram durante os anos de 2020 e 2021. Durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), foi permitida a circulação sem a renovação dos documentos, em virtude do fechamento de diversos serviços públicos, entre eles o Poupatempo.
Segundo a Prodesp, responsável pelo gerenciamento do Poupatempo no Estado, foram oferecidas 880 vagas para os postos do serviço na região. No levantamento do órgão, 342 mil renovações já foram realizadas em todo o estado, sendo 226,5 mil pelas plataformas digitais e 115,2 mil em atendimentos presenciais.
O governo paulista esclareceu em nota que, para ter o atendimento nos mutirões de renovação, as pessoas devem buscar o agendamento prévio, feito pelos canais digitais gratuitamente - na página (www.poupatempo.sp.gov.br), pelo aplicativo para smartphones "Poupatempo Digital" ou nos terminais de auto-atendimento. A grade de atendimento, segundo o Poupatempo, é liberada na quarta-feira anterior ao mutirão.
Sobre a realização dos próximos mutirões, o governo estadual informou que a necessidade será analisada pelo Poupatempo em conjunto com o Detran-SP.
Unidade em Arujá
No sábado passado, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) inaugurou a nova unidade do Poupatempo de Arujá. "Nós tínhamos 70 unidades do Poupatempo em São Paulo e até o final de março teremos 140. Antes o Poupatempo era apenas para as grandes cidades, hoje ele está chegando em todas as cidades do Estado", disse o tucano.
O espaço permanente conta com capacidade para realizar até 230 atendimentos diariamente, e contou com investimentos de R$ 160 mil para sua construção. A unidade estava em fase de testes desde o dia 9 de fevereiro, e oferece serviços presenciais como a solicitação de carteira de identidade, primeira via, renovação e atualização de dados da CNH, mudança ou transferência interestadual de veículos, intenção de matrícula escolar, além de investigação e reconhecimento de paternidade, entre outros serviços.
Questionados sobre as cidades da região do Alto Tietê que estão autorizadas pelo governo do Estado para operar novos postos, estão as cidades de Biritiba-Mirim, Santa Isabel, Poá e Guararema.