Suzano - O Centro Cultural Palmeiras Professor Luiz Antonio da Silva sediou nesta semana uma palestra sobre violência doméstica. A ação, promovida por profissionais da unidade, teve como objetivo fornecer orientação multidisciplinar às 20 mulheres que recebem atendimento psicológico no local. Foram convidadas profissionais municipais especialistas no assunto.
Estiveram presentes no encontro, realizado na última terça-feira, a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) suzanense, Maria Margarida Mesquita, e a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Silmara Marcelino. As convidadas comentaram sobre as particularidades da Lei Maria da Penha e o cotidiano de acolhimento às vítimas de violência.
Suzano conta com uma rede de atendimento especializada a mulheres que sofrem com essas condições, que inclui a Patrulha Maria da Penha (4745-2150 ou 4746-2344), a Sala Rosa da Comissão da Mulher Advogada (4748-7473), o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (4742-7100), a Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e/ou Sexual (4745-2092), a Casa de Acolhimento, o Disque Denúncia (180) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas (4743-2588).
Na oportunidade, Rosemary explicou como funcionam os serviços e os procedimentos que procedem a denúncia de violência, com a possibilidade de emissão de medida protetiva para afastar o agressor e acompanhamento constante da Patrulha Maria da Penha.