A cidade onde o rio Tietê nasce, Salesópolis, vai completar 184 anos no dia 28 de fevereiro. E para celebrar, o Museu da Energia do município terá gratuidade na visitação durante a semana toda, do dia 1º a 5 de março. O espaço promove ações para preservar a história da água e das fontes de energia.
Uma das principais atrações do local é a primeira usina hidrelétrica construída no percurso do rio Tietê, em funcionamento desde 1911. Quem visita o Museu, pode fazer o Caminho da Energia, um roteiro guiado onde é possível conhecer o processo de geração de energia, com direito à visita na casa de máquinas, no reservatório de água da usina e na subestação elevadora.
"Além do conhecimento que o passeio traz, os visitantes também podem aproveitar a natureza e a paisagem", contou a coordenadora da unidade, Simone Villegas. "O reservatório fica a 75 metros de altura e de lá, é possível ver a área em que a água fica armazenada, a represa da usina e a Cachoeira dos Freires."
O Museu ainda conta com algumas trilhas em meio a Mata Atlântica, para contato direto com a natureza. Ainda desse roteiro, o Museu tem duas áreas expositivas. No Espaço Energia, o visitante conhece diferentes fontes de energia por meio de maquetes, painéis e experimentos interativos, entre elas, duas maquetes de pontos turísticos da cidade de Salesópolis: o portal da cidade, movido por energia solar, e da igreja, com energia eólica.
Já o Espaço das Águas, recebe diversas atividades especiais, voltadas, especialmente, para os temas do saneamento e uso consciente de recursos hídricos, tais como: realização da ação "Descortinando o rio Tietê": apoiada em material visual contendo mapas diversos do curso do rio Tietê em diferentes tempos e formatos; realização das oficinas: "Captação das águas pluviais", "Caixa de Erosão", "Pegada Ecológica", "Água virtual" entre outros;. "Temos também um insetário, minhocário, maquete tátil da área da usina hidrelétrica, potes com a água do Tietê em diferentes localidades, e a exposição fotográfica a "Cidade e a Usina", mostra que busca rememorar alguns dos marcos significativos da trajetória da cidade e de sua centenária hidrelétrica", explicou Simone.
"O diferencial do Museu de Salesópolis é reunir cultura, educação e meio ambiente. Tudo isso em uma cidade bem localizada, perto da capital, de Mogi das Cruzes e do litoral norte", destacou Simone. "Por meio dessa estrutura e das nossas ações, buscamos mostrar a importância de preservar nossa história e nossos recursos naturais para garantir uma sociedade mais sustentável no futuro", concluiu.
Serviço Museu da Energia de Salesópolis
Terça a Sábado - 10h às 17h
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 - Freires, Salesópolis, São Paulo
Contato: [email protected]
(11) 4696-1332 / (11) 99115-0020 - Também WhatsApp.
Gratuidade: 01/03 à 05/03