Um levantamento das estatísticas da criminalidade na região do Alto Tietê no mês de janeiro junto ao banco de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), liberados ontem, mostrou que, embora a região tenha apresentado uma queda no número de homicídios, crimes como roubo contra pessoas e os roubos e furtos de veículos tiveram aumento, na comparação com janeiro do ano passado.
Os dados são divulgados na última semana do mês e refletem as ocorrências registradas no mês anterior. Os números são baseados nos boletins de ocorrência e flagrantes apresentados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal às autoridades judiciais.
Na somatória dos dez municípios que compõem a região, o mês de janeiro apresentou uma queda de 22,22% no número de homicídios: sete assassinatos foram registrados no começo deste ano, contra nove no início do ano passado. Itaquaquecetuba registrou o maior número de mortes, com três casos; Mogi das Cruzes veio em segundo com dois, e Santa Isabel e Suzano anotaram um homicídio cada.
Entre a categoria apontada pela Secretaria de Segurança Pública como "Total de Roubos" - que inclui roubos de carga, roubos à pessoa e roubos a bancos, o Alto Tietê computou no início deste ano 723 ocorrências, o que corresponde a um aumento de 2,4% no ano de 2021, quando foram 706 crimes. Itaquaquecetuba mais uma vez registrou o maior número de ocorrências, com 197 casos; Ferraz de Vasconcelos veio em segundo com 157, e Suzano com 154.
Na somatória entre roubo de veículos (onde é empregado o uso da violência contra a vítima) e furto de veículos, modalidade em que o agressor atua de maneira furtiva, o Alto Tietê subiu de 390 ocorrências no ano passado para 413, um aumento de 5,89%. A cidade de Itaquaquecetuba, nas estatísticas do governo do Estado, teve o maior número de ocorrências, com 115 na soma; Suzano veio em segundo lugar com 103, e Ferraz de Vasconcelos em terceiro com 77. As cidades de Biritiba-Mirim e Salesópolis foram as que não registraram nenhuma ocorrência de roubo ou furto de veículos em janeiro deste ano.
Levando em conta os dados da região metropolitana de São Paulo excluindo a capital, foram registrados no primeiro mês deste ano 37 homicídios, 4.531 roubos e 2.789 casos de furto e roubo de veículos. Em janeiro do ano passado, foram 53 assassinatos, 4.686 roubos totais e 2.245 ocorrências contra donos de veículos.