Região - A estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma das beneficiadas pela parceria firmada com a Uber em janeiro, com a criação de pontos de embarque e desembarque virtuais. A iniciativa tem como objetivo favorecer a integração entre os modais trens e viagens por aplicativo, com uso das baias e recuos das vias do lado externo das estações servindo como ponto de encontro entre passageiros e motoristas, de forma a aumentar a acessibilidade e a mobilidade nas chegadas e partidas dos passageiros.
Na primeira fase do projeto, a criação dos pontos virtuais, semelhante aos existentes em locais como shoppings e aeroportos. No total, são 10 estações de cinco linhas da CPTM: Luz e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi; Brás e Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa; Guaianases e Suzano, da Linha 11-Coral; Itaim Paulista e Jardim Romano, da Linha 12-Safira; e Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade.
A parceria também contempla as estações Osasco e Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante; e Santo Amaro e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda. A proposta é ampliar os pontos virtuais para as demais estações da CPTM.
O sistema funciona de forma que, ao abrir o aplicativo da Uber em uma estação, o passageiro é direcionado pela própria plataforma para locais específicos, facilitando o encontro com o motorista parceiro para o início da viagem. Esses pontos virtuais foram instalados em locais onde já existiam baias para veículos, em locais próximos aos acessos das estações, sem prejuízo à circulação de outros veículos e transporte coletivo de ônibus. O formato permite que outros serviços de aplicativos também possam fazer parte da ação no futuro.