Itaquá - O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba lançou a campanha "Itaquá Solidária" para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas do último fim de semana. A Defesa Civil do município atendeu aproximadamente 51 ocorrências envolvendo enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Em alguns casos, famílias precisaram ir para a casa de parentes.

Para auxiliar esses moradores, o Fundo Social de Solidariedade se juntou às secretarias de Desenvolvimento Social e Segurança Urbana para recolher doações de colchões, cobertores, roupas, jogos de cama, móveis, fogões, geladeiras, entre outros.

Doações de móveis, eletrodomésticos e roupas podem ser levadas diretamente ao Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI), que fica na rua Manoel Garcia, 160 - centro, enquanto alimentos, produtos de higiene e de limpeza podem ser entregues na sede do Fundo Social (rua Vereador José Barbosa de Araújo, 195 - Vila Virgínia). Doações em dinheiro podem ser feitas por Pix no CNPJ 186.121.90/0001-63 ou por meio da conta corrente no Banco do Brasil (agência 6882-9 e conta corrente 134000-X). 

De acordo com balanço da Defesa Civil de Itaquá, com as chuvas fortes dos últimos dias, foram registradas 16 ocorrências no domingo, e 35 na segunda-feira. O volume de chuvas foi superior a 113,4 mm, além da capacidade suportável, e o acumulado, 137,8 mm. O solo encharcado aumenta a chance de desabamento e soterramento.

No domingo, uma das ocorrências foi a retirada de famílias de dois prédios interditados na Chácara Cuiabá. Em casos de emergência, a orientação é procurar abrigo e acionar a Defesa Civil pelo 199 ou a Guarda Civil Municipal pelo 153.