A redação do Portal News recebeu reclamações sobre buracos em diferentes regiões de Mogi das Cruzes. Uma reclamação é na rua Antônio Gonçalves dos Santos, no Jardim Universo, e outra na região do Alto do Ipiranga e avenida Japão. O programador Wanderlei Rodrigues Silva, de 41 anos, reclamou de buracos na rua do Jardim Universo, principalmente na esquina com a rua José Wasth Rodrigues, caminho que dá acesso ao Cemitério da Saudade para quem vem da avenida Henrique Peres.

Via no Jardim Universo tem diversos buracos
Via no Jardim Universo tem diversos buracos - Divulgação

Daniel Harada, 38, piloto de linha aérea e especialista em Fatores Humanos na Aviação, compartilhou nas redes sociais as dificuldades que enfrenta no trânsito da cidade. Segundo ele, a avenida Japão “está cheia de buracos, um descaso total com o dinheiro do contribuinte”.

De acordo com Daniel, “a região do Alto do Ipiranga está uma calamidade”, dificultando o acesso para quaisquer meios de transporte. O piloto afirmou que devido a uma "cratera" na avenida Japão, já teria ocorrido um acidente em que quase derrubou um motociclista.

Em resposta às reclamações, a Secretaria de Infraestrutura Urbana informa que “conforme programação, a avenida Japão deve receber a Operação Tapa-Buraco em março e o Alto do Ipiranga em abril. Já sobre a rua José Wasth Rodrigues, no Jardim Universo, as equipes identificaram a situação e solicitaram o reparo”.

Fotos de buracos em vias têm sido compartilhadas nas redes sociais
Fotos de buracos em vias têm sido compartilhadas nas redes sociais - Divulgação

Operação Tapa-Buraco

A recuperação de vias na cidade geralmente ocorre por meio da Operação Tapa-Buraco. As reclamações devem ser encaminhadas para a Ouvidoria da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Mogi pelo telefone 156. Em nota, a Secretaria afirmou realizar de forma diária e ininterrupta, os melhoramentos na cidade, a partir da subdivisão do município e por regiões, com a atuação de cinco equipes simultâneas.

As melhorias por meio da operação são definidas a partir do contato de moradores por meio da Ouvidoria (156), de demandas da Câmara Municipal e da verificação presencial feita pelas equipes da Secretaria.

A reportagem apurou, ainda, que a administração municipal tem enfrentado dificuldades com o fornecimento de concreto asfáltico por parte da empresa DBS Pavimentação de Obras Eireli. Houve uma notificação no dia 16 de dezembro de 2021, e a empresa foi advertida no início de fevereiro deste ano por não cumprir o contrato firmado com a prefeitura.

Empresa DBS Pavimentação de Obras Eireli foi notificada e advertida pela prefeitura
Empresa DBS Pavimentação de Obras Eireli foi notificada e advertida pela prefeitura - Divulgação