Mogi - O patrimônio no século XXI não ficará mais restrito apenas às posses materiais como casas, carros, dinheiro vivo: criptomoedas, tokens não-fungíveis (NFTs) surgem como as novas riquezas do futuro, mas há uma que está mais próxima do dia-a-dia das pessoas: a propriedade intelectual, como o nome de uma marca.

Em Mogi das Cruzes, um escritório trabalha há mais de oito anos com um serviço que garante a propriedade de marcas de negócios, registro de software e outras patentes intelectuais junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que garante a propriedade de uma marca.

Davy Mota é franqueado da empresa Marca Protegida, que atua no mercado há mais de 20 anos e conta com uma master franquia em Mogi. Segundo ele, quatro em cada cinco empresas não contam com este tipo de proteção.

"O pequeno e médio empreendedor, bem como aqueles que estão começando startups, realizam muitos investimentos na marca e acreditam que o registro do CNPJ já confere proteção, o que não é verdade. A pessoa não apenas corre o risco de ter sua marca 'roubada', mas pode estar inconscientemente usando uma marca já registrada no INPI", explicou.

O escritório já atendeu dezenas de empresas, entre academias de ginástica, restaurantes, autoescolas, agências de comunicação e outros. "Acredito que há um espaço para expansão desta proteção não apenas em Mogi das Cruzes, mas também para clientes que atendemos em toda a região em todo o país", apontou.

Além dos serviços, os interessados necessitam pagar duas taxas federais: uma de aproximadamente R$ 142 no início do processo, e outra de R$ 298 no final do procedimento.

O INPI concede descontos de até 60% em taxas federais e serviços relacionados ao Registro de Patentes e Registro de Marca para pessoas físicas, desde que já não sejam sócias de uma empresa do mesmo ramo que o item a ser registrado, microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Também se qualificam para o recebimento do desconto as cooperativas, instituições de ensino e pesquisa, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos.

Informações sobre os serviços estão disponíveis pelo telefone WhatsApp 95910-8000. O escritório está localzido no Helbor Dual Patteo Mogilar, que fica na avenida Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703, na Vila Mogilar