Ferraz - Segundo dados da Infosiga e do Samu de Ferraz de Vasconcelos (SP), houve um crescimento de 500% dos acidentes envolvendo bicicletas entre 2020 e 2021. Entre os meses de janeiro a julho de 2020, aconteceram na cidade duas colisões com vítimas lesionadas levemente. Já entre o mesmo período de 2021, foram seis colisões e quatro atropelamentos - nenhum com vítimas fatais. Os dados foram obtidos pela Kakau Seguros via Lei de Acesso à Informação.
O Estado de São Paulo também registrou crescimento nos números de ciclistas envolvidos em acidentes. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) apurou que entre janeiro e maio de 2021 foram 1950 pessoas envolvidas, número 23% maior que o registrado no ano anterior.
A busca por mais segurança nos deslocamentos durante a pandemia só fez crescer o número de bicicletas nas ruas, refletindo no crescimento do comércio desse tipo de veículo. Segundo pesquisa feita pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), o ano passado registrou um aumento de 34% no número de vendas em todo o Brasil.
"A partir do momento que o ciclismo começa a ser uma prática recorrente do brasileiro, é preciso melhorar com urgência a infraestrutura. A tendência é que continue havendo um aumento no número de acidentes envolvendo bicicletas e pedestres. É preciso proteger-se", explica o CEO da Kakau, Henrique Volpi.
Ferraz de Vasconcelos é conhecida por suas trilhas para trekking e principalmente mountain bikes, com destaque para a Trilha dos Quartos. Inclusive no Wikiloc, site que disponibiliza trajetos gravados pelos próprios utilizadores, e reúne diversas opções de passeios.