Mogi - Um levantamento com as entidades que representam o comércio em Mogi das Cruzes apontou que o crescimento das vendas de fim de ano, embora estivesse dentro das expectativas para o período, mostrou-se tímido na comparação com outros anos.
A temporada de final de ano 2021-2022 foi a primeira após as restrições das autoridades devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com trânsito liberado de clientes, após a campanha de vacinação que teve início há um ano. Com o intuito de atrair os compradores, estabelecimentos comerciais e as autoridades ofereceram facilidades como promoções, sorteios e o aumento das vagas de estacionamento na região central de Mogi, entre outras.
Para Valterli Martinez, do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), o balanço de final de ano foi satisfatório, mesmo não sendo o ideal para estabilizar o setor, que teve picos com as promoções da Black Friday e a movimentação no final do ano. "As vendas estão dentro das expectativas projetadas pelo Sincomércio, chegando a aproximadamente 11% a mais que no ano passado, mas descontando a inflação chegamos a um crescimento de 3% a 5% - lembrando que em 2019 não tivemos boas vendas para o comércio varejista", apontou.
Segundo Martinez, a primeira quinzena do mês é marcada pelo movimento nas trocas de presentes e das promoções de renovação do estoque, mas a segunda quinzena sofre com a temporada de impostos e de contas como a renovação de matrícula de escolas particulares. Sobre as medidas de segurança, o presidente do Sincomércio reforçou que a grande maioria dos comerciantes não suspendeu ou deixou de adotar as medidas sanitárias: "sabemos das consequências de não adotar os protocolos sanitários e continuamos a informar nossos representados para manter", concluiu.
Para Fádua Sleiman, presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), as vendas de Natal chegaram à meta prevista de 8% a mais em relação ao ano passado, sendo que os setores mais buscados foram de vestuário, calçados, acessórios, brinquedos e supermercados, sob a motivação das ceias e festas de fim de ano. "O maior fluxo foi registrado na semana que antecedeu o Natal, e nos meses de novembro e dezembro a ACMC chegou a promover uma campanha, a Natal Premiado, que realizou no dia 29 sorteou motocicleta, televisão, notebook e telefones celulares. A iniciativa movimentou mais de R$ 8 milhões nas lojas participantes", ressaltou Fádua.
A respeito da movimentação no início do ano, a presidente da ACMC informou que o período é marcado pelas liquidações de renovação de estoque: "A Associação Comercial de Mogi tem incentivado o comércio a promover descontos para trazer mais clientes, e continua apoiando e orientando os comerciantes sobre a importância de prosseguir com os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento social. As medidas são essenciais para que não haja um retorno das restrições impostas ao comércio", ponderou Fádua Sleiman.