Mogi- A terceira turma do Curso de Educadores Ambientais Locais, promovido pela Prefeituras, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, terá seu segundo módulo de formação no dia 26 de janeiro, na Associação dos Agricultores de Cocuera. Os 41 alunos matriculados terão aula das 14 às 17 horas e cumprirão um total de cinco módulos, incluindo uma visita ao Parque Municipal. O primeiro ocorreu na semana passada, dando início à formação da nova turma do curso.
A partir do início do curso, nos períodos entre as aulas presenciais os participantes realizam atividades junto à comunidade no sentido de divulgar a importância da participação de todos na construção da sustentabilidade socioambiental.
A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, lembrou que o curso já capacitou moradores de Jundiapeba e de Taiaçupeba. Os grupos de alunos são sempre diversificados, com pessoas de idades e experiências distintas. Quando a terceira turma concluir sua formação, Mogi das Cruzes chegará a um total de 90 educadores ambientais com o curso concluído.
Ao longo de 2021, o curso consolidou-se na cidade como uma ferramenta de construção da cidadania e de respeito ao meio ambiente. A terceira turma, a primeira de 2022, é voltada para os moradores da região do Cocuera, mas também aceitou inscrições de pessoas de outros bairros.
Sensibilização
Entre os objetivos do curso, estão promover a sensibilização dos moradores frente ao tema, estimular o conhecimento sobre o território onde vivem e fomentar o planejamento de ações orientadas pelos paradigmas da sustentabilidade.
Durante a formação também são abordados problemas socioambientais locais, como o descarte irregular de resíduos sólidos, o parcelamento irregular do solo, a poluição dos rios e córregos, a supressão da vegetação nativa, entre outros. Outra meta é tornar a legislação ambiental mais acessível à população, além de orientar as pessoas a elaborarem planos de ações coletivas.