Região - Dados do sistema Infosiga, do governo do Estado de São Paulo, apontam que o Alto Tietê teve uma queda no número de mortes no trânsito de aproximadamente 18% no mês de dezembro, na comparação com o ano de 2020.
O levantamento leva em conta as notificações das unidades de Saúde e das autoridades como a Polícia Rodoviária Estadual. Os dados são repassados para os municípios, que são orientados a realizar ações
No levantamento feito pelo governo do Estado, em dezembro do ano retrasado, 11 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas dez cidades da região; no mês passado, o número caiu para nove, o equivalente a um recuo de 18,1%.
Na somatória, cinco cidades apresentaram queda significativa no número de óbitos em acidentes em ruas, avenidas e estradas: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Itaquaquecetuba, que não tiveram mortes no período; Biritiba Mirim foi a única cidade da região que não registrou mortes nos dois períodos, com uma queda de 100% na proporção de mortes.
A cidade de Poá manteve a mesma média de óbitos no período, com uma morte em 2020 e uma em 2021. Suzano, por sua vez, reduziu de duas vítimas em dezembro do ano retrasado para uma no mês passado, caindo em 50% na proporção.
Três municípios tiveram um aumento no número de óbitos: Salesópolis e Santa Isabel, que não haviam registros de vítimas fatais em acidentes de trânsito em dezembro de 2020, tiveram cada, uma vítima no mês passado, aumentando em 100%.
O município que teve o maior aumento foi Mogi das Cruzes, que marcou duas vítimas em dezembro de 2020, e subiu para cinco - um aumento de 150%. Destas mortes, segundo o governo do Estado, duas foram por atropelamento na primeira quinzena do mês passado.
Em todo o Estado, foram apontadas 438 mortes no trânsito entre colisões e atropelamentos, e 427 em dezembro do ano retrasado. Na média, o aumento de mortes foi de 2,57%.