Região - O Grupo MogiNews/DAT entrou em contato com os prefeitos de algumas das cidades do Alto Tietê para ouvir dos chefes do poderes Executivos o balanço das ações e desafios que enfrentaram durante o ano passado - desde o enfrentamento à pandemia de coronavírus (Covid-19) aos desafios da gestão pública.

A reportagem ouviu os prefeitos de Suzano (Rodrigo Ashiuchi - PL), Mogi das Cruzes (Caio Cunha - Pode), Poá (Márcia Bin - PSDB), Itaquaquecetuba (Eduardo Boigues - PP) e Arujá (Dr. Camargo - PSD), sobre seus desafios durante a pandemia, o que ficou para 2022 e os desafios da gestão pública, como o controle de gastos, a relação com o poder Legislativo e a busca por investimentos e geração de emprego.

A prefeita de Poá, Márcia Bin (PSDB) comentou o primeiro ano de sua gestão, ressaltando os desafios que teriam sido deixados pela gestão anterior, como o estado de calamidade financeira decretado ainda em janeiro.

"O ano foi focado na reorganização financeira, sendo que durante o primeiro semestre, não foi possível realizar nenhum investimento ou melhoria dos serviços existentes, já que as finanças necessitavam de medidas urgentes. Tais medidas, somadas à melhoria na arrecadação, resultou em uma situação menos caótica, proporcionando a abertura de processos licitatórios para a reforma de 20 escolas, a recuperação e instalação de 65 câmeras de monitoramento, a Operação Tapa-Buraco, manutenção da iluminação pública, formação de frente de trabalho com 112 bolsistas, e a contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar o Pronto Atendimento Municipal", citou a chefe do Executivo poaense.

A prefeita também falou do "choque de gestão" que teve que realizar devido à perda de orçamento iniciada em 2019 e com os gastos com a pandemia em 2020, como o corte de cargos comissionados, exoneração de servidores aposentados, redução de salários e renegociação de contratos. "As medidas adotadas apresentaram resultados positivos, criando uma perspectiva mais positiva para 2022", ponderou Márcia.

Nos planos de obras para 2022, a prefeita tem em vista a formalização de dois convênios com o governo estadual para a construção da nova alça do viaduto Tancredo Neves e a fase 4 do Balneário Municipal, somando R$ 18,9 milhões. "Temos também oito escolas municipais com obras de reforma e manutenção em andamento e mais dez para iniciarem até o final deste ano, com previsão de conclusão para até março de 2022", .

Sobre os processos que quase afastaram a prefeita do comando da Prefeitura, Márcia Bin reitera que todo o caso já foi superado após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). "Desta forma, a chefe do Executivo segue focada em trabalhar em prol do desenvolvimento de Poá, com a execução do seu plano de governo e de demais projetos", concluiu.