Mogi - Um morador na avenida Florêncio de Paiva, no bairro Jardim Modelo, em Mogi das Cruzes, pediu ajuda para que a Prefeitura possa realizar ações de limpeza e saneamento básico em um córrego próximo de sua residência.
Clóvis Araújo dos Santos, residente no bairro há mais de 30 anos, queixa-se de que a área de um córrego próximo de sua residência - o córrego dos Canudos - estaria com mato alto e lixo, o que contribuiria para a proliferação de insetos e animais peçonhentos.
"O cheiro sempre é forte, sempre temos que manter as janelas fechadas - pelo cheiro e pelos animais que acabam tentando entrar, principalmente ratos", queixou-se o morador, que também apontou a falta de uma grade que proteja a população de eventualmente cair no córrego.
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Secretaria de Infraestrutura Urbana está ciente da situação no local, e informou que está providenciando o licenciamento ambiental e outorga do Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para realizar os serviços de manutenção no muro de ala do curso d'água, que é um dos afluentes do córrego dos Canudos - e que os trabalhos serão programados tão logo a autorização seja concedida.
A Pasta municipal também informou que, após as obras no muro de ala, será possível realizar a reposição do gradil. Em relação ao corte de mato e limpeza, as equipes de limpeza pública já foram acionadas para a programação do serviço, e que a canalização do curso seria uma obra mais complexa, sem previsão de execução.
"O saneamento do córrego consta no Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. No entanto, ainda não é possível fazer estimativas de investimento e prazos, pois é necessária a elaboração de projetos", explicou.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça que o registro de pedidos semelhantes ao do caso no Jardim Modelo é feito pela Ouvidoria do município, pelo telefone 156. (A.D.)