Mogi - A cultura japonesa fez parte do encerramento do projeto Aliment(Ação), realizado pela EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó. A atividade, que aconteceu na semana passada no Bunkyo, também marcou a formatura dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da escola. O projeto foi realizado desde outubro pela unidade escolar e teve como objetivo oferecer uma aprendizagem significativa e promover o sentimento de pertencimento dos alunos.

A professora da escola Alice Takeda explicou como a atividade foi desenvolvida e planejada. "Nós trabalhamos o patrimônio e a agricultura da comunidade japonesa, desde os costumes até a culinária. Em sala de aula, expliquei, por exemplo, que todos os sentimentos que estavam nos barquinhos da cerimônia do Tooro Nagashi eram o que eles teriam em suas vidas".

No lago do Bunkyo, os alunos tiveram a oportunidade de soltar seus barquinhos na tradicional cerimonia japonesa do Tooro Nagashi, que levaram palavras positivas, como paz, harmonia, amor e resiliência e acompanhar uma apresentação de Taiko. O evento também contou com a degustação de um saboroso tempurá feito pelo chef Denis, do restaurante Eda Sushi, feitos com legumes comprados a preço de custo dos produtores do bairro.

A alegria dos alunos e das famílias no Bunkyo era contagiante. "Estamos felizes por ela. É um orgulho e sempre participamos", disse Francisca Fabiana, mãe de Yasmin Bittencourt, aluna do 5º ano do ensino fundamental da escola. Os estudantes das outras turmas encerraram o projeto fazendo uma salada de frutas na própria escola.

Alguns alunos somente conheciam a entrada do Bunkyo, como conta a professora Juliana Prado. "Quando a gente pedia para eles desenharem o Bunkyo, que é próximo à escola, eles faziam apenas o portão, porque nunca tinham entrado aqui. Eles não sentiam que era um local que pertencia a eles, então trabalhar o patrimônio foi muito importante", disse.