Mogi - A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã de ontem uma formação online sobre os principais aspectos da nova resolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ministrada por Maria Julia de Miguel Amistá, técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro reuniu representantes do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, da Secretaria Municipal de Finanças e do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE).
A abertura foi feita pelo secretário nunicipal de Educação, André Stábile. "Nesta pandemia, muitas crianças ficaram sem acesso à alimentação, não há dúvidas de que houve prejuízo nutricional para as crianças mais vulnerabilizadas. Temos investido e feito todo o possível para melhorar isso e resgatar a já premiada e muito reconhecida alimentação escolar de Mogi das Cruzes", disse. A formação foi organizada pela Divisão de Relações Institucionais da Secretaria de Educação.
A formação abordou as diretrizes e os documentos norteadores do Pnae; as responsabilidades do nutricionista técnico responsável pela execução do programa; a aquisição de alimentos, Agricultura Familiar e a aplicação dos recursos no âmbito do Pnae e o papel do CAE para a garantia da oferta da alimentação escolar saudável e adequada. "O controle social do Pnae é um espaço de diálogo entre a sociedade e a gestão pública. O CAE tem que ser um parceiro da gestão pública.", observou.
Maria Julia é nutricionista, Mestre e Doutora em Ciências e analista Sênior do programa com atuação na Coordenação de Educação e Controle Social (COECS) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/Brasília) pelo Cecanf/UFPR.