Suzano - A Secretaria de Segurança Cidadã encerra 2021 com uma série de ações e melhorias realizadas para proteger a população. Por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), houve operações, forças-tarefas e aquisição de equipamentos para atender às mais de 6 mil ocorrências registradas desde janeiro.

As ações foram promovidas pelas equipes de patrulhamento, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), do Canil e da Patrulha Maria da Penha.

Uma das iniciativas da secretaria foi adquirir armamentos de vários calibres, coletes e escudos balísticos e suporte tecnológico em sistemas e computadores. Estas adições fazem parte da estratégia de fortalecer a atuação das equipes, um dos pontos que mais motivou trabalhos na cidade. Por isso, outro trabalho movido pela pasta foi a criação da Base de Segurança Integrada (BSI), equipada para monitorar e atender ocorrências de forma rápida na região central.

Localizada no antigo coreto da praça João Pessoa, a estrutura está em funcionamento desde novembro, auxiliando principalmente a Central de Segurança Integrada (CSI) no Paço Municipal a direcionar equipes e tendo agentes de prontidão para atuar na área.

"A nova BSI era um projeto antigo que finalmente saiu do papel. Com essa unidade, podemos monitorar de forma mais próxima e estratégica a área central. Além de estar conectada às principais vias municipais, a base fica ao lado da Estação Suzano. A população só teve a ganhar com ela, pois sempre haverá um grupo pronto para agir na região da cidade que tem o maior fluxo de pedestres", disse o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima.