Região - Mais de 37,7 mil estudantes da rede estadual do Alto Tietê estão realizando a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Em todo o Estado de São Paulo são mais de 1,2 milhão de alunos participando, somando todas as escolas estaduais de ensino regular, 2 mil escolas das redes municipais, 200 escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, além das redes Sesi e particular que solicitaram aplicação da prova.

O público-alvo é composto por estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Uma amostra do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental também será avaliada. O processo é conduzido pelo Departamento de Avaliações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), responsável pela aplicação da prova.

Desde 1996, o Saresp monitora a situação da escolaridade básica na rede pública paulista e orienta os gestores para o desenvolvimento e aplicação de políticas para a melhoria do ensino. Ontem, a prova trouxe questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. Hoje, no segundo e último dia da prova, serão avaliadas Ciências da Natureza e Redação, além da aplicação de um questionário socioemocional. Estudantes e responsáveis da rede estadual responderão perguntas socioeconômicas de forma online, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED). As demais redes aplicarão no formato impresso no segundo dia da avaliação.

O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, ratifica que o Saresp não visa a avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e etapa de ensino. "Tanto o Saeb, que estamos na reta final de aplicação, como agora o Saresp são avaliações fundamentais para a implementação de políticas públicas educacionais. Ambas fornecem subsídios em diferentes níveis em relação às aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes durante a sua etapa escolar. Neste ano, teremos ambas avaliações acontecendo na rede paulista, e temos reforçado, cada vez mais, a relevância delas para a melhoria da qualidade do ensino ofertado em todo o Estado", contou.

A duração da prova para os alunos do grupo amostral - 2º e 3º anos - é de 3h30, e para os demais é de até 3 horas. Estudantes público-alvo da Educação Especial (com deficiências, TEA - Transtorno do Espectro Autista - ou altas habilidades e superdotação) terão até uma hora a mais. A permanência mínima em sala é de 1h30, para todos os estudantes.