Mogi - A Secretaria Municipal de Cultura vai promover hoje e amanhã o Nordestino Mogi Festival, um evento que terá sua primeira edição e visa reconhecer, valorizar e preservar as matrizes nordestinas presentes na identidade cultural do povo mogiano. O festival será em Jundiapeba, distrito da cidade que reúne o maior número de moradores de origem do Nordeste.
A estrutura será montada na rua Pedro Paulo dos Santos, em frente à Praça da Liberdade, no coração de Jundiapeba. Ali, serão erguidos um palco principal, seis barracas de comidas típicas, 12 barracas de artesanato, mais uma tenda e pórtico. Ao todo, serão 12 atrações artísticas ao longo dos dois dias de festival.
A abertura será às 10 horas de hoje, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Já a partir do meio-dia, haverá apresentação de maracatu pelo grupo Suburbaque, depois apresentação do cantador/poeta Cacá Lopes (13 horas), mamulengo, com Zé Quirino e Lubizome (15 hoas). Mais à noite, às 18 horas, a programação artística continua, com show autoral de Théo Pisadinha (18 horas) e forró pé de serra com Jamille Queiroz (19h30).
Amanhã, o festival novamente será aberto às 10 horas, com apresentação da cacuriás e cirandas pelo grupo Jabuticaqui, bumba meu boi pelo grupo Boi Estrela Miúda (meio-dia), depois música regional executada por Rui Ponciano (14 horas), Mamulengo de Folia às 16 horas, forró com o grupo Caqui Doce às 19 horas e, encerrando a programação artística, Piseiro, com Roberto e Richard (20 horas).
O festival foi concebido pela Secretaria de Cultura, tendo em vista a forte presença de pessoas de origem nordestina na cidade e a necessidade de haver um evento que resgate essas origens e reconheça a representatividade desse público. Ao mesmo tempo, é um festival aberto para todos os interessados nos costumes, na culinária e na cultura nordestina como um todo, que terá entrada gratuita.
A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes lembrou que, apesar de ser um evento aberto a todos, a questão sanitária segue sendo uma prioridade, portanto ainda é preciso cumprir protocolos, como o uso obrigatório de máscaras, além de evitar aglomerações.
Mais informações sobre o Nordestino Mogi Festival podem ser obtidas por meio do site da Secretaria Municipal de Cultura ou no telefone 4798-6900.