Mogi - O setor de aviação civil no Brasil, tanto para pilotos quanto para comissários de bordo, poderá ter um novo ciclo de crescimento a partir de 2022 e os aspirantes a profissionais do setor já estão começando a se preparar: esta é a visão de Leonardo Canalle, proprietário da primeira escola profissionalizante na cidade de Mogi das Cruzes.
Canalle é dono da ATC, escola de aviação civil com sede no centro de Mogi das Cruzes e que promove cursos para pilotos comerciais e pilotos particulares de avião e helicóptero, além de cursos para comissários e comissárias de bordo. Fundada em 2016, a escola já formou mais de 4 mil pessoas, com várias pessoas passando a integrar o mercado de trabalho.
"Este é um setor que varia muito em ciclos, dependendo das questões econômicas. Quando temos uma economia aquecida, fica menos tempo fechado. Neste momento há uma baixa no mercado, mas é um bom momento para se formar. Crescemos muito como escola na pandemia (de coronavírus - Covid-19), onde muitos nos procuraram se aguardando para a reabertura e o reaquecimento", explicou o proprietário.
Segundo ele, os principais públicos que buscam as aulas para comissário de bordo são jovens com mais de 18 anos que procuram uma carreira com bom retorno financeiro, com ganhos podendo chegar a R$ 4 mil mensais. "Para pilotos de helicóptero e avião são homens e mulheres na faixa de 25 a 30 anos, que já começaram na carreira", explicou.
Um dos diferenciais da escola de aviação é sua plataforma 100% digital, com o oferecimento de aulas em vídeo, sendo uma das primeiras do país a oferecer integralmente esta opção aos seus alunos. "A plataforma teórica pode ser feita por videoaulas, dependendo apenas da disponibilidade de horário e empenho dos participantes", explicou Canalle.
Na busca pela retomada do setor de aviação civil, o curso de comissário de bordo é o que tendo maior destaque, com alunos de todo o país participando da grade curricular. "Os alunos precisam vir à cidade de Mogi para a etapa de aulas práticas, que é do curso de sobrevivência na selva, exigido pelas autoridades. Com isso, também acabamos movimentando o sistema hoteleiro", explicou.
A ATC está localizada na rua Salvador Cabral, 345, centro. Informações estão disponíveis na site https://atctreinamento.com.br/, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3090-5548 e 97225-9598.