Guararema - A educomunicadora Suéller Costa, professora de Língua Inglesa da rede municipal de ensino e ex-colaboradora do Grupo MogiNews/DAT, está na etapa semifinal do prêmio "Destaque Educação 2021", evento conduzido pela Educa Week.

O concurso está em sua terceira edição e premia projetos e iniciativas que oferecem novas soluções para a educação em escolas públicas e privadas, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, além de projetos para gestão de escolas e outras categorias.

O projeto de Suéller para este ano é chamado "It's okay to feel your feelings" (Tudo bem sentir seus sentimentos), desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Benedito dos Santos, em Guararema. O projeto trabalhou com os alunos a criação de um processo de narração com termos em inglês para descrever suas experiências pessoais e em família durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com o uso de termos-chave como "Loved" (amado), "Scared" (Assustado) ou "Confused" (Confuso), os alunos foram descrevendo com imagens e sequências em quadrinhos como foi este período em que ficaram em casa, com aulas online, com esse "novo normal". "Foram muitas histórias de luto com a morte de tios, avós, ou mesmo de pais e mães, mas surgiram histórias de amor e esperança neste processo, que merecem ser contadas", explicou Suéller.

Na segunda parte do projeto, os alunos apresentaram seus trabalhos em sala de aula, encorajados pela professora a compartilhar seus sentimentos e experiências, como o mote principal do projeto. "Foi uma atividade de solidariedade e empatia", contou.

Os alunos que participaram também tiveram uma interação com um grupo de quadrinistas de São Paulo, que ajudou a traduzir o que sentiam para a linguagem dos quadrinhos, além de explicar o processo de criação de uma revista em quadrinhos. As histórias dos alunos foram compiladas e estão disponíveis, aguardando apenas um patrocínio para uma edição impressa.

Hoje, a organização do prêmio revelará os dez finalistas, e neste sábado será revelado o primeiro colocado nas categorias. "Fico bem contente, é um reconhecimento da educação como um todo. Este é um ano de recomeço, de uma reformulação dos formatos da educação. Estou ansiosa, e minha expectativa é que o prêmio seja uma valorização da nossa classe, sou apenas uma de milhões de professores da educação pública, com alunos com potencial que precisam de reconhecimento e valorização".