Alto Tietê - Um levantamento do Grupo MogiNews/DAT junto às secretarias de Educação da maioria das cidades do Alto Tietê demonstrou que, após as declarações de retorno às aulas do governo federal, a presença em sala de aula teve um leve aumento.
As cidades foram procuradas após declarações do governo do Estado estabelecendo o retorno às aulas presenciais com 100% do público, com previsão para o início de novembro para a remoção de todas as prerrogativas de segurança.
Mogi das Cruzes reiterou que 95% das escolas municipais, que estão aptas para o retorno presencial, alcançaram o máximo de atendimento de alunos seguindo o distanciamento mínimo em 8 de setembro, e que estão preparadas para manter com rigor o protocolo sanitário, "que é continuamente rediscutido a partir de evidências científicas" no Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação (Gaepe). A Prefeitura informou que o atendimento permanece misto e opcional para o retorno à sala de aula.
Em Poá, a administração municipal informou que a presença em sala de aula se mantém na média de 30% desde a retomada das aulas presenciais, e que as regras serão definidas por cada conselho escolar, que possui autonomia para decisão de acordo com suas realidades. "A Pasta está em estudos sobre a volta 100% presencial para que o retorno aconteça da forma mais segura possível, mas ainda não há uma previsão", declarou.
Santa Isabel informou que a média de alunos em sala de aula é de 16 integrantes, representando uma adesão de aproximadamente 85%, um aumento de 3% em relação ao número de alunos presentes no mês de setembro na rede municipal. "Santa Isabel optou em continuar como distanciamento e escalonamento até o final do ano letivo", informou em nota.
Em Ferraz de Vasconcelos, as creches com crianças com até três anos de idade estão com atendimento de até 100%, mas com frequência de 80%. Já as escolas infantis e escolas fundamentais contam com ocupação de 50% em sala, e que houve um aumento na frequência após a ampliação do atendimento presencial. "As escolas que comportam um metro de distância entre os estudantes já retornaram com 100% do atendimento presencial, e os protocolos sanitários serão mantidos com o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento em todas as atividades", explicou.
Em Guararema, a rede municipal de ensino segue com 80% da ocupação de suas salas de aula, sem alteração em relação ao mês de setembro - a municipalidade informou que não adotou novas medidas para aulas presenciais, semelhantes às anunciadas pelo governo estadual. "Prosseguiremos com o retorno opcional às aulas presenciais para os alunos em idade de matrícula e frequência escolar obrigatórias".
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que a média de presença nas escolas do município é de 71%, e que houve um aumento expressivo no comparecimento de estudantes, uma vez que as creches para alunos de até três anos retornaram, e que foi ampliado o percentual de atendimento para 50% de estudantes com três horas diárias e quatro dias presenciais. "Todos os protocolos sanitários foram mantidos, inclusive o distanciamento social e uso obrigatório de máscaras; a busca ativa foi intensificada e a rede municipal está com ações voltadas para diagnosticar a defasagem na aprendizagem", concluiu.