Região - Com o feriado de Finados se aproximando, muitas das cidades do Alto Tietê realizam os últimos preparativos para a recepção do público nos cemitérios municipais. Dentre as medidas, além da contenção da pandemia de coronavírus (Covid-19), algumas das cidade também buscam tomar providências contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Mogi das Cruzes informou que o processo para comercialização nos cemitérios no feriado já foi concluída, com 21 das 41 vagas preenchidas, com vendas a serem promovidas entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro nos cemitérios São Salvador e da Saudade - será permitida a venda de velas, flores, alimentos para consumo imediato (como pastel, caldo de cana e milho verde). Além dos cuidados com a pandemia, a Secretaria de Agricultura informa que reforçará as orientações sobre evitar a transmissão do mosquito da dengue, com a proibição da comercialização de pratos para aparar água, entre outras ações.
A Prefeitura de Suzano informou que se encerrará no dia 28 o prazo para cadastramento de vendedores ambulantes que irão trabalhar nos dois cemitérios municipais: o São Sebastião no Centro (18 barracas) e no São João Batista, na região do Raffo (13 espaços). Com o intuito de seguir os protocolos sanitários, serão oferecidos álcool em gel e será necessário o uso de máscaras e distanciamentos de um metro entre os visitantes. "A expectativa seria de 40 mil pessoas em ambos os cemitérios, mas devido à pandemia espera-se um público menor que o de anos anteriores", informou a Prefeitura.
Guararema declarou que os interessados em atuar nos boxes nas imediações dos dois cemitérios públicos (o São Benedito e Parque Jardim) já estão cadastrados. Segundo a administração, serão seguidos os mesmos protocolos de distanciamento e uso de álcool em gel de outras cidades, além do uso de máscaras. O município não informou estimativas de público para 2 de novembro.
Itaquaquecetuba declarou em nota que a limpeza e pintura nos cemitérios públicos vem ocorrendo há mais de um mês, e que devem ter seus serviços encerrados uma quinzena antes do feriado, e recomenda que a família traga apenas panos, baldes e vassouras para a limpeza dos jazigos, para evitar acúmulo de água. Outro ponto apontado pela municipalidade é a missa de Finados, que neste ano acontecerá na igreja, para evitar aglomerações. A expectativa é de que até 17 mil pessoas visitem os jazigos.
A Prefeitura de Santa Isabel informou por nota que já realizou melhorias desde o início do ano no único cemitério público da cidade, como a limpeza, reforma e manutenção da infraestrutura, e que está pronto para receber familiares. "O público esperado é de aproximadamente 10 mil pessoas, e teremos ambulâncias para eventuais atendimentos, como está sendo feito com plantonistas em todos os feriados", informou a administração municipal.
Já em Poá, o processo de concessão de boxes para a venda de flores e velas segue aberto - os interessados devem procurar o departamento de Fiscalização. A cidade manterá as atuais normas de uso de máscaras e distanciamento no Cemitério da Paz, única necrópole do município. "Em 2019 o público estimado foi de 5 mil pessoas, mas neste ano devido à pandemia e as regras sanitárias, estima-se um público menor", afirmou .