Suzano - A Secretaria de Educação inaugurou ontem a biblioteca comunitária da Escola Municipal Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel, no Jardim São José. A unidade, que leva o nome da Professora Carla Cristina Sonaro Rodrigues, neta de Therezinha Muzzel, foi entregue pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) durante solenidade junto à família das homenageadas. O equipamento teve custo zero, sendo construído por meio de parceria com o Instituto Ecofuturo e a empresa Crosslam.

O novo espaço tem cerca de 80 metros quadrados e já conta com um acervo de 700 livros selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), parceira técnica do projeto. Outros 300 títulos devem ser implementados de acordo com a demanda da comunidade. Além das obras, o espaço também está equipado com computadores, televisores e mobiliários, sendo uma área apta para atividades multidisciplinares com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a cerimônia de inauguração consolida um trabalho iniciado em 2019. "Hoje é um dia festivo e de agradecimento, especialmente ao Instituto Ecofuturo e a todas as pessoas envolvidas neste projeto que traz o viés comunitário. É importante lembrar que a próxima aquisição de livros já será em consulta com a comunidade, que agora tem esse espaço bonito e bem estruturado. A ideia é de que a biblioteca seja um ambiente para leitura, reflexões e outras atividades e oficinas", explicou.

Ashiuchi verificou as instalações e destacou a importância do equipamento para o bairro. "Fizemos importantes obras de infraestrutura na região norte, mas agora entregamos essa biblioteca que é sinônimo de investimento na formação de cidadãos e cidadãs de bem. A unidade traz o nome de uma família que faz parte da Educação suzanense, com as professoras Carla Sonaro e Therezinha Muzzel. Para mim, é uma honra possibilitar essa homenagem e reconhecer pessoas que fazem parte da história de Suzano", disse.

A família das homenageadas participou da cerimônia, que foi marcada por muita emoção. A também professora Marta Roberta Sonaro, irmã de Carla e neta de Therezinha, agradeceu a homenagem e destacou o diferencial da biblioteca. "Esse será um ambiente plural, para que toda a comunidade possa usufruir. Eu falo com gratidão e orgulho sobre a importância do legado de Carla que, assim como eu, nasceu em uma família de professoras. Ela seguiu com muita dedicação e compromisso, atuando com excelência. Tenho certeza de que esse será um espaço transformador", afirmou.