Mogi - A Câmara de Vereadores recebeu ontem o projeto de Lei que institui a campanha permanente de combate ao câncer ginecológico e câncer de mama, de autoria do vereador Maurino José da Silva (Pode), o Policial Maurino.
O projeto estabelece o compromisso do município em desenvolver ações e políticas públicas que auxiliem na prevenção, detecção e combate ao câncer no colo de útero e do câncer de mama. "O Artigo 196 da Constituição Federal estabelece que a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e devemos atuar neste sentido", apontou o vereador durante decurso na tribuna.
O projeto agora seguirá para as comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento para averiguar a viabilidade do projeto, que ainda será votado em plenário. A data da votação ainda não foi definida.
Durante a ordem do dia, três dos quatro temas da pauta foram votados e aprovados pelos vereadores. O primeiro foi o projeto de autoria do prefeito Caio Cunha (Pode) que denomina o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) "Alcides Paes de Moraes", na Vila Moraes. O vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL), filho do homenageado, agradeceu pelo reconhecimento, e recebeu homenagens de vários colegas, inclusive do presidente do Legislativo, Otto Rezende (PSD).
Outro projeto foi a aprovação do convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública para ações em conjunto, de autoria do prefeito Cunha; o projeto de Lei da vereadora Fernanda Moreno (MDB) cria o projeto "Nasce uma Criança, Planta-se Uma Árvore". Já o quarto item, a votação do projeto de decreto legislativo que dá o título de Cidadão Mogiano para Antônio Carvalho de Freitas foi adiado a pedido do autor do projeto, o vereador José Francimário Vieira de Macedo (PL), o Farofa, por uma sessão.
Homenagens
A Câmara aprovou dois documentos na sessão para homenagear entidades e lideranças comunitárias de destaque. Uma delas é o requerimento de votos de parabéns para Simone Silotti, empresária do agronegócio e moradora do distrito de Quatinga, de autoria do vereador Marcos Furlan (DEM), líder do governo na Câmara. Simone figura na lista da revista Forbes - referência mundial em negócios e administração - na lista das "Cem Mulheres Influentes na Agricultura".
A Câmara também aprovou uma moção de votos de aplausos para o Lar Batista, que atua há 80 anos no país e na cidade no acolhimento, cuidados e qualificação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.