Região - A mais recente atualização do Grupo MogiNews/DAT junto aos municípios com maior população no Alto Tietê registrou nesta quinta-feira que a taxa de ocupação de leitos para casos de coronavírus (Covid-19) nos hospitais públicos mantém o viés de queda, com números semelhantes aos da semana passada na maior parte das cidades consultadas.

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que, mediante o novo cálculo adotado para a contagem de vagas para Covid-19 na cidade, o município registra 40% de ocupação em seus leitos públicos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) (27 de 67), e 68,5% das vagas no setor de Enfermaria. Nos leitos gerais, são 34 de 81 leitos ocupados (42%) para casos de emergência e 51 de 83 no setor de Enfermaria (61%).

Segundo a Secretaria de Saúde de Suzano, nenhum dos 31 leitos ofertados no Pronto-Socorro (PS) Municipal está sendo usado no momento, repetindo a marca da última semana.

A Secretaria de Itaquaquecetuba declarou que nenhum dos 19 leitos de Enfermaria e os oito de emergência em sua rede pública contam com pacientes com casos positivos ou suspeitos de Covid-19. Este é o mesmo cenário apurado pela reportagem há uma semana na cidade.

Em Santa Isabel, nenhum dos nove leitos de UTI no município, e com três dos cinco leitos de enfermaria com pacientes (taxa de 60%).

Na cidade de Guararema, nenhum dos leitos de Enfermaria esteve ocupado ontem, segundo a Secretaria de Saúde do município. Na semana passada, apenas um leito dos dez disponíveis contava com um paciente de Covid-19.

Na cidade de Poá, a Secretaria Municipal de Saúde apontou à reportagem que nenhuma das vagas da Unidade de Pronto Atendimento do município conta com pacientes internados, pela segunda semana consecutiva. O município apontou que um paciente aguarda transferência pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), e que dois óbitos foram registrados nesta quinta-feira: uma mulher de 75 anos com comorbidades e um homem de 66 anos com comorbidades.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que três hospitais no Alto Tietê seguem como unidades de referência para a Covid-19.

O Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba tem 20% de ocupação de seus leitos de UTI (dois de 10) e 60% no setor de enfermaria (seis de dez). Os números são semelhantes aos apresentados na última semana.

Já no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes, a taxa de ocupação para os leitos de UTI é de 36,67% (11 de 30), enquanto que no setor de enfermaria é de 31/1% (cerca de 9 de 30 vagas). Na semana passada, os números eram respectivamente 43,33% e 40%.

No Hospital Auxiliar de Suzano, localizado na região leste do município, cerca de seis dos 20 leitos de enfermaria estão com pacientes de Covid-19 (33,33%). Comparado com a última semana, o número de internados dobrou: eram três internados (15,79%).