Região - Com os recentes anúncios do governo do Estado e das autoridades sanitárias sobre a queda na taxa de transmissão dos casos do coronavírus (Covid-19), a tendência de ocupação de leitos em algumas das cidades do Alto Tietê também apresentou queda no final desta semana.

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que os leitos públicos do município possuem 62 pacientes internados com Covid-19, sendo 44 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 18 em Enfermaria. Mediante o novo cálculo adotado pelo município, que abrange apenas os leitos públicos, é estipulado uma taxa de ocupação de 38% para leitos de alta complexidade e 15% para Enfermaria.

Segundo a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, dos 19 leitos de Enfermaria e oito de Emergência, nenhum deles encontra-se ocupado com pacientes contaminados com Covid-19. O município manteve a taxa registrada na última apuração.

A Prefeitura de Poá informou, por meio de nota, que nenhum dos dois leitos de Enfermaria ou de Emergência na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Guido Guida conta com pacientes. O município vem pela terceira semana sem registrar ocupação das vagas por Covid-19.

Entre quarta e quinta-feira, a cidade registrou apenas um óbito, sendo de um homem de 70 anos, que apresentava pré-condições e havia recebido as duas doses da vacina.

A Prefeitura de Guararema informou que apenas um dos dez leitos disponíveis teve ocupação até quinta-feira, registrando 10%. O município segue sem leitos de UTI, e na última semana teve 36% de ocupação.

Em Suzano, até o final de quinta-feira nenhum leito ofertado pela Secretaria de Saúde para pessoas contaminadas pela Covid-19 foi utilizado. Na última apuração, a taxa de ocupação dos leitos era de 6,45%.

Com base nos dados oferecidos pela Prefeitura de Suzano, em 14 de outubro de 2020 a taxa de ocupação era de 21,42%, com 6 dos 28 leitos públicos oferecidos no município. Já as demais cidades não encaminharam os dados referentes à ocupação de leitos em outubro do ano passado. 

Estado

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta semana que o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, de Ferraz de Vasconcelos, voltou a atender outros tipos de casos para além de Covid-19.

O Marcelina de Itaquaquecetuba conta com dois dos dez leitos de UTI ocupados (20%) e seis dos dez leitos de Enfermaria (60%). Na última semana, as taxas eram respectivamente 10% e 20%.

O Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi, apresentou 13 dos 30 leitos de UTI ocupados (43,3%) e 12 dos 30 leitos de Enfermaria (40%). Na última semana a unidade estadual tinha 30% na UTI e 50% na Enfermaria.

O Hospital Auxiliar de Suzano, com seus 20 leitos de Enfermaria, registrou 15,79% (3 de 20). Na última apuração, a taxa era de 27%.