Região - A nova apuração da média de leitos para o coronavírus (Covid-19) no Alto Tietê, segundo o grupo MogiNews/DAT, apontou que o número de pacientes entrou em um viés de estabilidade, no comparativo com o início da semana.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou, por meio de sua página na internet, que, no total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) oferecidos na cidade para Covid-19 e outras enfermidades, 52 leitos para Covid-19 estavam ocupados, representando uma taxa de 16,3% - no início da semana era uma taxa de 15%. Na área de Enfermaria, foram apontados 39 leitos para Covid ocupados, em uma taxa de 4,1%. No início da semana, o índice era de 6,2%.
Segundo a Prefeitura de Suzano, a taxa de ocupação de leitos de Enfermaria e semi-intensiva no Pronto-Socorro (PS) Municipal está em 3,22%, com um leito ocupado de 31 disponíveis. O patamar é o mesmo que foi registrado no início da semana.
A cidade de Guararema, pela segunda vez na semana, registrou que não há pacientes internados por Covid-19 na rede municipal, ou aguardando transferência para leitos de UTI.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que dos 19 leitos de enfermaria e oito de emergência na rede municipal de Saúde apenas um leito de enfermaria está com paciente. A taxa de ocupação, de 5%, é a mesma apontada pelo município no início da semana.
A Secretaria de Saúde de Poá informou nesta sexta-feira que os dois leitos de enfermaria e os dois leitos de emergência do Hospital Municipal Dr. Guido Guida seguem sem ocupação, e que um paciente cadastrado está na fila da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), o mesmo patamar na segunda-feira. No entanto, o município registrou o óbito de uma mulher de 85 anos pela Covid-19, com histórico de comorbidades.
Hospitais estaduais
Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Santa Marcelina em Itaquaquecetuba apontou um leito de enfermaria dos dez disponíveis, com 10%, sendo que no início da semana era uma taxa de 70%. A ocupação dos leitos de UTI, que era de 30% dos dez leitos, reduziu para zero.
O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos no início desta semana cinco pacientes dos 26 leitos de enfermaria, com 11,54%, mas chegou a dois pacientes (2,69%). A ocupação na UTI seguiu em zero.
O Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes, registrou 11 dos 30 leitos ocupados nos setores de Enfermaria e UTI (36,66%). Na segunda-feira, as taxas de enfermaria era de 46,67% e 44,83% na UTI.
O Hospital Auxiliar de Suzano marcou duas vagas no setor de enfermaria para 20 disponíveis (10%), sendo que na segunda-feira desta semana eram cinco pacientes (27,78%).