Mogi - Desde pequenos ouvimos a frase "As crianças são o futuro da nação", isso porque as crianças têm mais facilidade em absorver informação e transformar em ações, já que mentes curiosas levantam debates importantes. É por isso que em Mogi das Cruzes (SP) foram selecionadas 80 crianças, do quinto ano, da Escola Centro Municipal de Projetos Educacionais (Cempre) para um projeto com o foco no futuro, tendo como vertente a reciclagem e o empreendedorismo.

O projeto, iniciado no dia 06 de outubro, mostrou para as crianças que a sucata pode ser um aliado da criatividade. Desde então, foram produzidas esculturas abstratas, bailarinas, carinhos e outros objetos da escolha de cada um.

As crianças também participarão de um bate-papo sobre empreendedorismo e reciclagem.

O projeto conta com dois renomados artistas brasileiros desse segmento. Há mais de 40 anos, Lúcio e Rodrigo Bittencourt, radicados em Mogi das Cruzes vem realizando arte com sucata, sendo responsáveis por mais de 20 monumentos instalados em diversas cidades do estado de São Paulo. "O intuito é que as crianças, além de produzirem arte, estejam atentas para a importância da questão ecológica através da reciclagem de materiais e também da autonomia", destacou o artista Rodrigo Bittencourt.

Ontem, foi realizada uma miniexposição com as peças feitas pelas crianças na comemoração dos 308 anos do bairro do Botujuru das 11 até às 14h30. Além das esculturas em sucata, todos os alunos da escola produzir am trabalhos com o conceito da reciclagem, utilizando materiais como papéis e plásticos.