Mogi - A Prefeitura já adotou a redução de 8 semanas para 21 dias na aplicação da segunda dose do imunizante Pfizer contra a Covid-19 em pessoas a partir dos 18 anos. O novo prazo segue orientação do governo do Estado com base na estratégia definida pelo PEI - Plano Estadual de Imunização, em vigor a desde ontem em todo o estado de São Paulo.
Para orientar a população ainda não vacinada, a Secretaria de Estado da Saúde e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo irão enviar mensagens de texto e e-mails com informações sobre a nova redução do prazo entre as doses. Essa divulgação será feita com base nos dados registrados na aplicação da vacina.
É a segunda vez que o calendário da Pfizer em São Paulo é alterado. Apesar da bula da vacina recomendar o intervalo de 21 dias entre as doses, o governo federal adotou incialmente um prazo maior, de 12 semanas, por conta do baixo estoque da vacina no país. Em setembro de 2021, São Paulo já havia reduzido o tempo entre as duas doses, para 8 semanas e, agora, adota o prazo indicado de 21 dias.
Com a mudança, os munícipes precisam verificar com atenção as datas e fabricantes da vacina recebida nos comprovantes de imunização. O município trabalha com as quatro vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas no país, das quais três exigem duas doses: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Somente a Janssem tem dose única.
A Secretaria Municipal de Saúde liberou mais de 4 mil novas vagas de agendamento nesta terça-feira (19/10), para primeira, segunda e terceira doses, todos com imunizante Pfizer. Os interessados devem acessar o www.cliquevacina.com.br ou ligar para o telefone 160 das 16 às 22 horas.
A atualização dos dados da pandemia na região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), ontem, aponta um total de 5.538 óbitos em decorrência da doença, sendo que 10 deles foram registrados nas últimas 24 horas.
Multivacinação
Mogi das Cruzes revisou 4.162 cadernetas de vacinação e imunizou 2.895 crianças e adolescentes entre 1º de outubro e segunda-feira (18/10). O trabalho faz parte da Campanha de Multivacinação na cidade e representa, até o momento, menos de 5% da população estimada para a faixa etária assistida, que é de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
O objetivo é atualizar o calendário de vacinação