Mogi- A música de Freddie Mercury traz a inspiração para o espetáculo que a Escola de Dança Fernanda Moretti leva ao palco do Theatro Vasques neste domingo, 17 de outubro, às 19 horas. "O espetáculo tem que continuar!" Este é o chamado para as coreografias que foram criadas a partir dos sentimentos das bailarinas e bailarinos durante a pandemia da Covid-19.
Todas as regras de segurança e distanciamento serão tomadas e poucos lugares serão ocupados na plateia: apenas 90 dentre os 300 disponíveis. "Deste modo, será uma oportunidade de se assistir ao vivo quem nunca parou de dançar em nenhum momento desde o início do isolamento trazido pela pandemia", salientou a arte-educadora Fernanda Moretti, que está à frente da produção.
A grande expectativa é a estreia dos meninos do projeto Transversal, "O Masculino e a Dança", financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Mogi e com o patrocínio das empresas Vamos e Rinnai. A iniciativa é para formar em balé clássico e contemporâneo meninos entre 07 e 17 anos. "A participação deles no espetáculo vem com a inspiração da música Amarelo, de Emicida. São sonoridades que ilustram este momento tão inédito que toda humanidade está passando, mas que ao som poético de Emicida traz a realidade brasileira ao palco", contextualizou.
Segundo ela, os alunos do Transversal estão com aulas intensas de dança moderna, técnica Lester Horton com o professor e coreógrafo Cleiton Costa, que também assina a direção de todo espetáculo. "Eles também têm atendimento semanal com a psicóloga e bailarina Carla Gonçalves, em dinâmicas de grupo, e aulas de pilates para bailarinos com a bailarina e fisioterapeuta Ingrid Caterine, que realizou avaliação física esportiva completa com a turma no início do semestre. Recebem, também, uma cesta básica ao final de cada mês", detalhou Fernanda.
Espetáculo
Às 19h deste domingo (17), as bailarinas e estagiárias da Escola de Dança Fernanda Moretti sobem ao palco com coreografias de Cleiton Costa em jazz e balé clássico, com remontagens de balés de repertório premiadas nos festivais de Campos do Jordão e Alto Tietê. "Tanto os meninos que entraram no Projeto Transversal, em 2019, quanto os que entraram agora dançam juntos. A coreografia The Show Must Go On foi montada para a mostra virtual de dança "Panorama Dança Mogi" e tem sua estreia ao vivo para o público. O espetáculo será breve e informal, mas intenso e carregado da emoção deste modesto retorno às atividades presenciais depois de um ano e meio", ressaltou a produtora artística.