Mogi- Um esconde-esconde na sala de aula ou mesmo uma brincadeira sobre as formas de se cumprimentar na pandemia da Covid-19 são algumas das propostas do material "Sugestões de atividades para inspirar os professores", elaborado por profissionais do DOP/Pró-Escolar e do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. A ação busca inspirar as atividades presenciais e fortalecer os vínculos nas unidades escolares.

As sugestões são relacionadas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina as competências, habilidades e aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica. O trabalho é feito por meio da percepção dos sentimentos e das emoções, tendo o exercício do autoconhecimento e a empatia como suas principais bases.

"Estamos bem animadas com a possibilidade de auxiliar os professores da rede municipal nesse processo de retomada das aulas presenciais. As atividades foram pensadas como sugestões e podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada sala de aula", observou Laís Tieko Imazawa, fonoaudióloga do DOP/Pró-Escolar, que integrou a equipe responsável pelo material. O conteúdo está disponível no portal da Secretaria Municipal de Educação no link https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/magazines/sugestoes-de-atividades-para-inspirar-os-professores

O material é dividido em seis módulos: acolhimento inicial, atividades lúdicas, corpo e musicalização, emoções e sentimento, conscientização das condições sanitárias necessárias para o retorno e reflexão sobre o dia e orientação para o próximo dia de aula.