Mogi- Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Núcleo de Prevenção e Controle das Arboviroses (NPCA) participaram, na sexta-feira passada, de um curso sobre controle e manejo de abelhas e vespas. A aula foi ministrada em dois turnos no auditório da Escola de Governo.
Segundo a médica veterinária Débora Murakami, que atua como coordenadora técnica do CCZ, o evento deve iniciar um processo de capacitação continuada para os agentes e técnicos. "Nossa proposta é trabalhar periodicamente assuntos de relevância para o dia-a-dia das equipes, ampliando os conhecimentos", explicou.
Para o evento desta sexta, o palestrante convidado foi o biólogo Tarcísio George de Oliveira Silva, especialista em Entomologia Urbana (Unesp - Rio Claro/SP). Ele iniciou o treinamento com uma ampla explanação sobre a atuação das abelhas na manutenção da biodiversidade, na produção de alimentos e para a vida humana, assumindo grande importância na manutenção do planeta.
A principal função executada pelas abelhas é a polinização, ou seja, sem elas, toda a cadeia alimentar poderá ser afetada. "O Brasil é muito rico em espécies por conta da nossa extensa faixa tropical", comentou Tarcísio.
Segundo ele, somente o território nacional abriga cerca de 3 mil espécies de abelhas catalogadas e o trabalho das equipes técnicas deve ser focado na preservação. "Mogi das Cruzes tem um fator altamente positivo que é uma extensa área para soltura", acrescentou Tarcísio, pontuando dicas e técnicas de controle e manejo.
Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato por meio do telefone 4792-8585.