A Secretaria de Saúde de Suzano anunciou ontem que a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palmeiras retomará o serviço de acolhimento aos usuários cidadãos de tabaco, com o primeiro encontro marcado para o dia 5 de agosto, às 9h30. A medida faz parte da ampliação de um projeto-piloto deste segmento realizado na cidade, que já contempla outros dois postos, sendo um no centro e outro no Jardim Casa Branca.
Ao todo, serão dez vagas nesta primeira etapa, em um ciclo de encontros de uma hora de duração, que variam entre periodicidade semanal, quinzenal e mensal, de acordo com as etapas a serem cumpridas. Os interessados em participar podem entrar em contato com a unidade por meio dos telefones 4743-9578 e 4743-9025, ou presencialmente, na rua Crispim Adelino Cardoso, 157, no bairro Recanto Feliz, enquanto houver vagas disponíveis. Não há restrição para região de moradia, basta ser suzanense. A expectativa é que novos grupos sejam abertos de forma bimestral.
A UBS de Palmeiras é pioneira no apoio a usuários de tabaco no município, já tendo beneficiado 165 pessoas com o serviço desde 2018, por meio de 13 grupos. Os trabalhos foram suspensos com o início da pandemia do coronavírus (Covid-19), retornando apenas em outubro do ano passado com atendimentos individuais.
A retomada dos grupos faz parte da ampliação do novo projeto-piloto de acolhimento aos usuários de tabaco da pasta, que teve início em julho nas UBSs Prefeito Alberto Nunes Martins - CSII, no centro, e Professor João Olímpio Neto, no Jardim Casa Branca. Nestes locais, a oferta de vagas foi feita para pacientes já identificados previamente pelas unidades. Com o progresso dos encontros, os profissionais esperam consolidar o projeto de Cuidado à Pessoa Usuária de Tabaco em Suzano e iniciar o acolhimento em outros pontos do município. O projeto piloto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo programa em São Paulo.
O chefe da Pasta, Pedro Ishi, destacou que, ao longo dos encontros, os agentes municipais terão contato com as vivências de cada paciente e os auxiliarão a lidar com os desafios ligados à dependência do tabaco. "Nossa meta é fornecer todo o suporte necessário para que as pessoas que desejam vencer o vício alcancem seu objetivo, tendo acesso a uma vida mais saudável. A conscientização e o cuidado são muito importantes nesse sentido, pois o uso do tabaco, além de gerar dependência, é um fator de risco para uma série de doenças", concluiu o secretário municipal.