A Secretaria Municipal de Agricultura terá uma programação especial na próxima semana em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho. O foco está nas atividades online devido ao período pandêmico. As ações foram definidas a partir de um diálogo aberto da Pasta com os representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).
A primeira atividade será na próxima terça-feira com a divulgação de um vídeo no canal do Youtube da Pasta sobre a importância do agricultor. "Nosso objetivo principal com esta programação é homenagear os agricultores do município e conscientizar a população de um modo geral sobre a importância do agricultor para o abastecimento de alimentos e bens de consumo. Agradecemos a todas as entidades do setor que estão conosco nesta programação", disse o secretário de Agricultura, Felipe Almeida.
No Dia do Agricultor, dia 28, às 19 horas, será realizada uma live no canal do Youtube da Secretaria de Agricultura sobre os desafios do setor antes e no pós-pandemia com agricultores, a Prefeitura de Mogi das Cruzes e entidades ligadas ao segmento, como a Fatec de Mogi das Cruzes, o Sindicato Rural, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e Defesa Agropecuária, estes últimos são órgãos da Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado. No evento também será apresentado um vídeo em homenagem aos agricultores e será divulgado o novo site da Secretaria de Agricultura.
Na quinta-feira da semana que vem será divulgado um vídeo de dois produtores mais antigos que atuam no Mercado Municipal, que irão falar sobre sua experiência e a satisfação em oferecer produtos de qualidade para a população mogiana. A feira noturna do Mercado Municipal do Produtor Minor Harada, realizada na próxima sexta-feira contará com uma projeção de vídeos e imagens sobre a agricultura mogiana. No domingo, dia 1º de agosto, no Varejão da Cobal, produtores, feirantes e seus colaboradores serão fotografados em mais uma ação da valorização e reconhecimento pelo abastecimento da cidade.
A programação conta ainda com a Feira Agroecológica, na Ilha Marabá, que será no dia 7 de agosto, com o propósito de estimular o desenvolvimento sustentável. A feira, que já foi realizada em junho, terá continuidade e será promovida duas vezes por mês. É uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura, Cultura e Verde e Meio Ambiente e a CDRS.