O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), e o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, participaram, anteontem, de uma reunião online com agentes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O encontro teve como objetivo alinhar as políticas públicas de abastecimento de água e coleta de esgoto.
Na ocasião, o assunto principal foi o Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, atualmente em processo de reavaliação para se adaptar ao marco legal, que prevê novos prazos e revisão das responsabilidades de atuação. A medida altera as metas para o segmento e propõe a expansão da rede para atingir toda a população suzanense.
Os presentes ainda discutiram sobre o desenvolvimento do município, que tem apresentado bons índices relacionados ao assunto. De acordo com o Instituto Trata Brasil, Suzano ocupa o 10º lugar no "Ranking do Saneamento 2021". O estudo em escala nacional aponta que a cidade conta com 100% de fornecimento de água e 98,41% de coleta de esgoto. Recentemente, o chefe do Executivo ainda recebeu a garantia da Sabesp de que o atendimento na região norte será ampliado, em específico nas imediações do Jardim Gardênia Azul. Os investimentos previstos seriam de R$ 7,2 milhões e as obras devem ter início neste semestre.
"Graças às ações conjuntas pudemos ampliar o fornecimento de água no distrito de Palmeiras e concluir as obras no sistema de esgoto da avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), que resultou no fechamento dos poços que prejudicavam o trânsito na via. Seguimos trabalhando para levar melhores condições de vida a todos os suzanenses", informou Ashiuchi.