A campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) promoveu quatro dias de atendimento, entre terça-feira e ontem para os públicos de 34 a 30 anos de idade, em ordem decrescente. A operação deixou um saldo de 18.185 doses aplicadas, sendo 15.284 na primeira etapa e 2.901 na segunda fase.
Durante a ação desta sexta-feira, que contemplou as pessoas de 31 e 30 anos, 5.040 doses foram aplicadas, sendo 4.720 na primeira etapa e 320 na segunda. Só na Arena Suzano, foram 3.060 aplicações, incluindo o atendimento em drive-thru. No CEU Gardênia, outros 1.128 moradores foram atendidos. Já em Palmeiras, 852 pessoas passaram pela EM Odário Ferreira da Silva.
Até o momento, o município contabiliza 145.770 pessoas imunizadas contra a Covid-19, o que representa 66,15% da população adulta estimada em 220.330 habitantes. Do total de vacinados, 36.245 já completaram a segunda etapa e 6.869 receberam a imunização em dose única.
Para hoje
A campanha passa a contemplar hoje os suzanenses maiores de 28 anos de idade. O novo público-alvo foi anunciado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi. A decisão amplia o foco do atendimento, que estará disponível das 8 às 17 horas, nos três polos de imunização na cidade. A operação também continua com a oferta da segunda dose a todos os que precisam completar a etapa, conforme aprazamento do imunizante.
De acordo com o prefeito, o trabalho desempenhado pelas equipes de Saúde neste sábado garante a oportunidade de ampliar o público-alvo em ao menos uma idade. "Graças a Deus seguimos com muito êxito na nossa campanha de imunização contra a Covid-19, que vem contemplando um grupo prioritário por dia durante a semana, conforme a idade em ordem decrescente. Queremos aproveitar a oportunidade de atendimento no sábado, que é um dia livre para a maioria das pessoas, para alcançar o maior número possível de doses aplicadas, mas com cautela", afirmou.
Por sua vez, o chefe da pasta explicou que a decisão considera a avaliação técnica do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. "Trabalhamos com muita segurança em Suzano, a partir de estratégias realmente possíveis. No momento, conseguimos dar um passo adiante com o público de 28 anos. Vamos aos poucos, conforme os repasses novos lotes, sem esquecer da importantíssima segunda dose. O combate ao coronavírus depende do nosso compromisso enquanto administração pública, mas também requer empenho da comunidade. Por isso, peço para que todos continuem com os protocolos sanitários, acompanhando o nosso calendário de imunização e compartilhando somente informações qualificadas, de fontes oficiais da cidade", alertou Pedro Ishi.
O atendimento deste sábado ocorre das 8 às 17 horas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido, localizado na região norte, e na Escola Municipal Odário Ferreira da Silva, no distrito de Palmeiras. Já na região central, a referência é a Arena Suzano, no mesmo horário. A unidade também oferece o sistema drive-thru, com entrada pela avenida Brasil.