A Central de Agendamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS), que funciona por meio do telefone 160, teve a sua capacidade de atendimento ampliada com a inclusão de 18 novos operadores, que estão trabalhando das 16 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para o agendamento da vacinação contra a Covid-19. Para os demais serviços - incluindo também a vacinação - o atendimento é de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.

O reforço torna o agendamento da vacinação rápido, que ontem, por exemplo, já totaliza 278.325 doses aplicadas, sendo 207.970 primeiras doses, 60.430 segundas doses e 9.925 doses únicas.

A orientação para as pessoas que costumam utilizar a Central de Agendamento para a marcação de vacinação contra a Covid-19 é justamente telefonar das 16 às 22 horas, o que garantirá o direcionamento direto para os operadores responsáveis pelo agendamento da imunização. O 160 continua atendendo normalmente em seu horário habitual com outros 50 operadores que realizam os agendamentos para o sistema de saúde.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde abrirá hoje, às 16 horas, o agendamento da 1ª dose para pessoas com 30 anos ou mais, com o imunizante CoronaVac/Butantan. Serão 6,2 mil doses disponíveis.

Amanhã, às 9 horas, serão abertos dois agendamentos: 2ª dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz para vacinados até o dia 7 de maio, com 6.730 doses disponíveis, e ainda a 2ª dose do imunizante CoronaVac/Butantan para vacinados até o dia 6 de julho, com 1 mil doses. As vagas de 2ª dose são exclusivas para este tipo de imunização: as pessoas que estão marcando a 1ª dose não devem usar essas abas de agendamento

O agendamento online deve ser feito no Clique Vacina. Pelo site, o cidadão consegue fazer o agendamento do local e do horário para a aplicação da vacina.

Mortes

Quatorze mortes por coronavírus (Covid-19) foram confirmadas ontem pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e pelas prefeituras da região. Os óbitos ocorreram nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.

De acordo com o Condemat, Ferraz de Vasconcelos registrou cinco mortes, já em Guararema foi registrada uma morte. Em Mogi das Cruzes foram cinco falecimentos confirmados, Poá notificou duas mortes, e Suzano um óbito.

Com a atualização, o Alto Tietê chegou ontem a 5.026 mortes pela Covid-19.