A maior competição desportiva do mundo, os Jogos Olímpicos, tem início hoje em Tóquio, no Japão, com a participação de atletas de todos os países e uma delegação de mais de 300 atletas - entre eles, 13 representantes do Alto Tietê.

A delegação brasileira para os Jogos Olímpicos será de 302 integrantes, e contará com a boxeadora Grazielle de Jesus, na categoria até 51 kg. Nascida em Mogi, Grazielle atuou por outras cidades e, na preparação para os Jogos de Tóquio, realizou parte de seu treinamento no projeto Alfa Boxe, localizado no distrito de Jundiapeba, sob responsabilidade do lutador Anderson Firmino.

Mogi das Cruzes também participará dos Jogos Paralímpicos, voltados à integração e a superação desportiva de pessoas com diversos tipos de deficiência, que acontecerão a partir do mês de agosto, na sequência dos Jogos Olímpicos. Na modalidade da Bocha Paralímpica, na categoria BC2, o mogiano Maciel dos Santos, que treina no Centro Municipal do Paradesporto, será o representante do Time Brasil.

A cidade de Suzano também irá participar desta edição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com onze atletas para a delegação dos 253 atletas do Brasil. Evelyn Oliveira participará da Bocha Feminina; Nathalie Filomena e Daniel Yoshizawa farão parte da equipe do Vôlei Sentado nas modalidades Feminino e Masculino, respectivamente.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Suzano informou que oito atletas que atuam no time de Vôlei Sentado do time Sesi/Suzano atuarão pelas seleções olímpicas.

Pelo time feminino, serão Edwarda Oliveira, Gizele Costa Dias, Laiana Rodrigues e Ana Luisa Soares; pelo time masculino, serão Fabrício Pinto, Leandro da Silva, Renato Leite e Wellington Platini. O treinador Célio Mediato, treinador da equipe, também comandará o time masculino.

Outras cidades

O grupo MogiNews/DAT entrou em contato com as Secretarias responsáveis pelo Esporte de outros municípios para averiguar se atletas locais participarão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

As Prefeituras de Guararema, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba informaram que não possuem atletas de seus respectivos municípios participando das Olimpíadas e Paralimpíadas.