Um levantamento do grupo Mogi News junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou que a cidade de Mogi das Cruzes possui cerca de 12 mil cidadãos que se encontram com o título de eleitor cancelado, o que impede sua participação nas eleições do ano que vem.
A cidade de Mogi das Cruzes, maior colégio eleitoral entre as dez cidades, com 319.826 votantes, possui 12.057 pessoas em situação irregular, segundo o TRE. Isto representa uma parcela de 3,76% do eleitorado local. Tal número proporcional coloca Mogi atrás apenas das cidades de Guararema (3,26%) e Biritiba Mirim (3,33%) na porcentagem de títulos cancelados.
O levantamento mostrou que a soma dos colégios eleitorais das dez cidades da região era de 1.176.381 pessoas, e 130.454 pessoas que tiveram seu título eleitoral cancelado. Estes eleitores deixaram de comparecer às urnas, não apresentaram justificativa à Justiça Eleitoral e não quitaram as multas.
Sem a regularização do título de eleitor, o cidadão ou cidadã tem o impedimento de tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em escolas públicas, obter empréstimos em bancos públicos, participar de concorrências ou praticar ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
Proporcionalmente, a cidade que possui a maior parcela proporcional de títulos cancelados em relação ao seu colégio eleitoral é a cidade de Poá, que contabiliza 28.024 títulos de um total de 93.853 eleitores inscritos. Isto equivale a 29,85% da população que, caso não tomem as devidas providências, não poderão escolher seus governantes no ano que vem.
Em números absolutos, Ferraz de Vasconcelos é a cidade que possui o maior número de títulos cancelados no Alto Tietê, com 37.207 pessoas sem o direito ao voto. Em um colégio eleitoral de 130.570 pessoas, isto representa 28.49% da população.
A cidade de Suzano, que desde 2016 passa a ter segundo turno em suas eleições municipais, conta com 217.959 eleitores em seu colégio eleitoral e 11.696 pessoas com seus títulos de eleitor cancelados. Esta proporção representa 5,36% de seu eleitorado.
Em Itaquaquecetuba, com 239.226 munícipes inscritos para votar, 9.977 pessoas necessitam resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral: isto equivale a uma parcela de 4,17%.
Perguntado sobre os prazos e procedimentos necessários para reativar o título de eleitor, o TRE-SP informou que a regularização pode ser feita por meio de sua página na internet, onde também pode ser feita a consulta de multas a serem quitadas.