A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que a rede municipal de Saúde de Mogi das Cruzes segue ainda sem uma previsão de retorno para a realização de cirurgias eletivas.
O questionamento surgiu com as mudanças no comando da Pasta, realizadas no final do mês passado, e da queda nos números de ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos de coronavírus (Covid-19). No início do ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes chegou a estabelecer estudos para a retomada das operações eletivas na rede, mas o aumento de casos no primeiro trimestre com a chamada "segunda onda" da pandemia suspendeu todas as atividades.
A Pasta municipal da Saúde esclareceu que o Hospital Municipal Pref. Waldemar Costa Filho, localizado no distrito de Braz Cubas, segue sendo o único serviço da rede municipal que realiza cirurgias e continua como unidade de referência na rede para a pandemia. "No caso do Hospital Municipal de Mogi, ainda não há previsão", explicou.
Questionada pelas especialidades médicas que poderão ser prioritárias em uma eventual retomada, a administração municipal informou que dependerá de levantamentos e estudos oportunos. "No entanto, antes da pandemia, o Hospital Municipal realizava cirurgias de baixa complexidade como de vesícula, de hérnia e cirurgias ginecológicas", apontou.
No que se refere ao número de pacientes que aguardam por cirurgias não-urgentes na rede municipal, o governo municipal explicou que não existe no momento uma fila de espera. "Estas filas tramitam internamente nos equipamentos que realizam os procedimentos ou pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross)", concluiu.
Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes informou que, em relação às cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), estão sendo observadas as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério Público. "Como somos uma empresa privada sem fins lucrativos, as cirurgias eletivas particulares e de convênios de planos de saúde e seguros-saúde estão liberadas", informou em nota.