Os quatro primeiros meses deste ano foram marcados pelo crescimento dos números relacionados à produtividade policial em Mogi das Cruzes. As informações divulgadas nesta semana pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana Doze (CPA/M-12) apontam que, entre os dados solicitados, apenas a quantidade de veículos recuperados foi inferior neste ano em relação ao ano passado.
Desde o mês de janeiro até o final de abril deste ano, a Polícia Militar recuperou 125 automóveis. No mesmo período de 2020 a produtividade das autoridades resultou em 142 veículos localizados. No entanto, o número de armas de fogo e drogas apreendidas, além de menores de idade, aumentou.
"Somente de janeiro a abril do ano passado, as equipes apreenderam em Mogi das Cruzes um total de 11 armas de fogo. Por outro lado, no mesmo período deste ano o número quase dobrou, foram somadas 21 armas", explicou o CPA/M-12 nesta semana.
Também no ano passado, nesta mesma época, os policiais apreenderam 53,803 quilos de entorpecentes, mas de janeiro a abril deste ano já foram somados 158,233 quilos. Outro número que cresceu consideravelmente foi o de apreensão de pessoas menores de idade em Mogi.
"Os menores infratores estão envolvidos geralmente em crimes de roubo e furto. O crime mais comum praticado entre estes jovens é o tráfico de drogas, casos que resultam em diversas apreensões", apontou a PM Regional. A produtividade de janeiro a abril de 2020 somou 20 apreensões, aumentando para 32 no mesmo período deste ano.
Desde o mês de janeiro até o final de abril deste ano, a Polícia Militar recuperou 61 automóveis em Poá, sendo que no mesmo período de 2020 a produtividade das autoridades resultou em 54 veículos localizados. No município, a quantidade aumentou em todos os indicadores.
A apreensão de armas de fogo também aumentou de um ano ao outro na cidade, passando de três para quatro. A quantidade de entorpecentes apreendidos foi ainda maior, porque no início do ano anterior a polícia militar não apreendeu nada e de janeiro a abril deste ano já soma-se 1,902 quilos . O número de pessoas menores de idade apreendidas sobrou de três para seis de um ano para o outro.
Nas demais cidades da região, os números oscilaram e em Suzano, por exemplo, houve apenas quedas.